17º livro: O cortiço, de Aluísio de Azevedo

Atendendo a pedidos, resolvi falar dos livros pedidos nos vestibulares!

“O cortiço”, clássico do Naturalismo brasileiro – considerado nosso primeiro romance social – é obra pedida para os vestibulares da USP, UNICAMP, PUC-SP, entre outros.

Vamos à sinopse:

Título: O Cortiço
Autor: Aluísio de Azevedo
Primeira edição: 1890
 

Adaptação do clássico "O cortiço" para os quadrinhos, por Ivan Jaf (roteiro) e Rodrigo Rosa (arte)

Influenciado pela estética de Émile Zola, que se baseia na fidelidade ao real e uma aliança entre literatura e ciência, O cortiço é um dos grandes romances do naturalismo. Os dois primeiros livros de Azevedo, O mulato (1881) e Casa de pensão (1884), já prenunciam a força de suas narrativas, que traçam um painel minucioso, mas também impiedoso, dos últimos anos do Império. Essa fórmula o transforma, durante 13 anos, no primeiro escritor brasileiro a viver exclusivamente de seus textos.

O cortiço ad0ta a ideia naturalista da literatura como um laboratório da vida social. O romance retrata a vida nos cortiços, precárias e promíscuas habitações coletivas que proliferaram com o desenvolvimento urbano. Azevedo conta a história do comerciante português João Romão, homem austero e esperto que, resistindo à indolência dos trópicos, pauta a sua vida pelo desejo de enriquecer. Ele acaba conseguindo o que quer, mas o dinheiro o lança em um grande vazio, já que, ao vencer, abdicou dos prazeres e das coisas do mundo.

Filho de uma relação escandalosa – a mãe, num gesto incomum para a época, abandonou o marido para viver em São Luiz do Maranhão com o vice-cônsul português, pai do romancista -, Azevedo traz no sangue as contradições que se empenhou em retratar.

Jennifer Cooke

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s